Entrevista com Chef Beatriz Montenegro: Da faculdade de direito à gastronomia francesa
Ao entrar no Petite Surprise Bistrô, é difícil não se encantar com o ambiente acolhedor e a atmosfera parisiense que transborda elegância e simplicidade. Por trás dessa criação, está a chef Beatriz Mo

Formada em Direito, Beatriz decidiu mudar de rumo e seguir sua verdadeira paixão: a gastronomia. Ela conta que sua relação com a culinária começou ainda na infância, mas foi durante a faculdade que essa paixão tomou forma, quando seus colegas começaram a encomendar seus doces caseiros. Foi o início de uma jornada que a levaria para a Le Cordon Bleu em Paris, uma das escolas de gastronomia mais prestigiadas do mundo, e posteriormente ao lançamento do seu próprio bistrô.
Confira a seguir a entrevista exclusiva concedida pela Chef Beatriz ao Gastronomia e Mídia, onde ela compartilha sua trajetória e os desafios de empreender no competitivo mundo da gastronomia.
Há quanto tempo você trabalha com gastronomia?
"Eu me formei em Direito em 2016, mas eu sempre gostei de culinária. Desde pequena eu tinha esse hobby, sabe? Na época da faculdade, eu comecei a fazer alguns cursos e os colegas sugeriram que eu vendesse o que eu produzia. Foi então que surgiu o Instagram do Petite Surprise. Tudo começou de forma bem embrionária, 100% como hobby."
E como foi a transição para uma carreira profissional?
"Foi em 2019, quando uma amiga me convidou para fazer uma viagem de formatura para a França. Ela sugeriu que eu aproveitasse para estudar gastronomia lá. Eu pesquisei, encontrei uma escola que me interessou e fui. Fiz o primeiro módulo do curso na Le Cordon Bleu e fiquei apaixonada. Mas como eu ainda estava na faculdade, só consegui fazer o curso básico nas férias. Quando eu voltei, durante a pandemia, comecei a trabalhar de forma mais profissional."
Como foi esse começo durante a pandemia?
"Eu comecei a vender ovos de Páscoa em 2020 e vendi mais de 400 só de dentro de casa. No início era só eu, mas logo o negócio cresceu. Eu comecei na cozinha da minha casa, passei para a sala, depois para o gabinete. Quando saí de casa, já tinha três funcionários trabalhando comigo."
Você voltou para a Le Cordon Bleu depois disso?
"Sim, voltei em 2022 para terminar o curso. Foi uma experiência totalmente diferente da primeira vez. Quando eu fui pela primeira vez, não sabia de nada, estava descobrindo tudo. Na segunda vez, eu já tinha mais conhecimento, mais experiência profissional. Quando terminei, eu senti que estava pronta para abrir o bistrô."
O que te inspirou na criação do Petite Surprise Bistrô?
"O conceito surgiu aos poucos. Eu queria um ambiente familiar, aconchegante, onde as pessoas se sentissem à vontade tanto para tomar um café quanto para almoçar ou jantar. Desde o início, eu sabia exatamente como queria que o espaço fosse. Quando encontrei o imóvel, que antes era uma igreja, eu visualizei tudo: a cozinha, o salão, o jardim."
Receba nosso conteúdo
Gastronomia, cultura e tendências direto no seu e-mail.

