top of page
gastronomiaemidia

Vinhos leves são opção certeira no calor do Carnaval


Quem quer curtir a folia sem abrir mão da bebida preferida tem à disposição uma seleção de estilos para consumir indo atrás do bloquinho - e eles ainda podem ser incluídos em drinques fáceis e refrescantes

O Carnaval bate à porta já com festas espalhadas por todo o país e a contagem regressiva para a folia - ou o descanso - já começou. Brasileiras e brasileiros estão se preparando para a festa e os amantes de vinho podem se sentir um pouco deixados de lado, já que as bebidas oficiais da folia costumam ser outras. Mas, não há motivos para sofrer: o tão tradicional vinho pode sim ter espaço no calor da folia, seja “fantasiado” em drinques ou mesmo puro e refrescante, não há porque deixá-lo de lado nesta época do ano.


Consumir vinhos no calor - que está no ápice neste período de fevereiro - também exige conhecimento. O sommelier da Enoteca Decanter Blumenau, Sidney Lucas, explica que é preciso optar pelos chamados “vinhos leves”, que podem ser consumidos a temperaturas mais baixas sem que as suas características sejam comprometidas. Mas, o que é um vinho leve?


Segundo Lucas, a classificação do vinho depende da quantidade de taninos da composição. O tanino é um polifenol presente em diversos vegetais - uvas, por exemplo - mas o mais importante é entender qual é a sensação que ele provoca.


“Muitas pessoas confundem tanino com acidez, é justamente o contrário: a acidez faz a boca salivar, o tanino causa aquela sensação de aspereza, de repuxo, como quando se come uma banana verde, que ‘amarra’ a boca. Quanto mais tanino, mais forte essa sensação, e como as temperaturas baixas realçam os taninos, para o calor o ideal são os vinhos com menos tanino, pois podem ser consumidos em temperaturas mais baixas - estes são os vinhos leves”, esclarece.


Segundo Lucas, quem não quer abrir mão do vinho na folia pode optar pelos rosés, brancos e espumantes sem medo. Os fãs do tinto também têm opções, como os Valpolicella ou os produzidos com uvas Pinot Noir, Merlot e Syrah sem barrica, pois o envelhecimento em madeira também acentua os taninos.


Criatividade em alta

Além de puros, os vinhos também podem ser consumidos “fantasiados” - ou seja, em drinques! Dessa forma, a bebida também entra no clima do Carnaval em outros formatos para os foliões amantes do vinho.


Para ajudar os mais indecisos, apresentamos três receitas fáceis de fazer e deliciosas para degustar enquanto corre atrás do bloquinho. Confira!

Portônica

  • 80 ml de vinho do Porto branco - Sugestão: Fonseca Porto Branco Extra Seco Siroco

  • 80 ml de água tônica

  • 2 fatias de limão-siciliano

  • 1 fatia de laranja

Encha uma taça grande (pode usar a de vinho tinto) com gelo, adicione o vinho e complete com a água tônica devagar, para não perder o gás. Decore com as fatias de limão e laranja e sirva.

Aperol Spritz

  • 150 ml de Prosecco - Sugestão: Hermann Espumante Brut Prosecco Bossa N5

  • 100ml de Aperol

  • 50ml de água com gás

  • 1 fatia de laranja

  • Gelo

Em taça grande (pode usar a de vinho tinto também), adicione o gelo, o Aperol, a água com gás e complete com o Prosecco. Finalize com a fatia de laranja e sirva.


Kir Royal

  • 120ml espumante Brut - Sugestão: Hermann Espumante Brut Bossa N1

  • 20ml de licor de cassis


Em uma taça flute (de espumante) coloque o licor de cassis e complete com o espumante.


Agora é só escolher o vinho ou drink que mais combina com o seu Carnaval e saborear a folia!


A Decanter

Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page