top of page
gastronomiaemidia

Shihoma Pasta Fresca lança novo cardápio de coqueteis


Elaborado em parceria com a barista e mixologista Mari Mesquita, o restaurante apresenta opções autorais e releitura de clássicos

 

Com um dos endereços mais disputados para comer massas frescas em São Paulo, Shihoma Pasta Fresca traz novidades ao seu público: sua primeira carta de drinques, realizada em colaboração com a mixologista e barista, Mari Mesquita. O menu autoral e com releitura de alguns clássicos estará disponível no restaurante, na Vila Madalena, a partir do dia 15 de dezembro, com opções pelo valor de R$ 49,00.


O objetivo principal foi criar uma experiência gastronômica ao unir os autênticos sabores dos pratos do Shihoma com coquetéis que também transmitem as características da cozinha da casa, como explica o maître, Vitor Moura: “Desde o início, nós almejávamos ter uma carta de drinques que harmonizasse com a delicadeza do menu do Shihoma e, por isso, a nossa proposta foi criar um menu com alguns dos ingredientes que já utilizamos em nossos pratos, como manjericão, tomate, azeite e mel. A Mari captou muito bem a essência do nosso cardápio e conseguiu traduzir os mínimos detalhes através da execução desses oito coquetéis.”

 

Desde clássicos reinventados até criações inovadoras, os coquetéis foram criados para ter um equilíbrio com o menu. O frescor, a acidez, a doçura, a untuosidade, a mineralidade e o umami são utilizados para funcionar com os pratos – das entradas até as sobremesas em uma abordagem executada com precisão, alinhada à operação do restaurante, como explica a mixologista: “Quando eu penso no Shihoma, observo que a execução é sofisticada, mas com apresentação baseada na simplicidade e na valorização dos elementos que existem, por isso, o meu principal objetivo foi criar uma carta funcional equiparada à qualidade e primor que a casa oferece, com a utilização de insumos de excelente qualidade e que respeitasse a sua identidade gastronômica.”

 

Os clientes poderão apreciar releituras de clássicos como Negroni, Gold Rush, Basil Smash e Rabo de Galo, que ganham versões surpreendentes, como é o caso do Negroni, que se destaca pela infusão do vermute com talos e folhas de figo. Segundo Mari, o Negroni poderia funcionar muito bem sem a maceração das folhas de figo, mas é exatamente isso que traz o diferencial para o coquetel: “Uma das coisas que eu mais admiro no Shihoma é a utilização do figo, como a sua sobremesa que sempre me faz pensar no equilíbrio que as coisas têm, pois o fruto entra como uma camada de sabor para algo que funcionaria bem sem ele, mas não deixa de surpreender. De ser um ‘algo a mais’, uma surpresa boa. Por isso, acredito que essa infusão ajudou a levantar ainda mais as características da citricidade do gin, deixando-o bastante untuoso e excelente para acompanhar as pastas que possuem ragu ou alguma redução de carne”, explica.

 

Outro clássico que evidencia os ingredientes do Shihoma é o Gold Rush, que tem como base o bourbon, suco de limão siciliano e mel – que entra como a estrela principal: “Além da citricidade presente, pensar nesse coquetel foi conseguir trazer mais um elemento que está na cozinha para os líquidos. A guarnição inclui pólen, que se dissolve gradualmente, proporcionando uma textura um pouco mais áspera e crescendo em complexidade na boca”, ilustra a mixologista.

 

Como criação, destaca-se o Martini Pomodoro, feito com água de tomate fermentada que é base de uma entrada que a casa já possui, e um pouco de tomate DOP – riquíssimo em umami e extremamente complexo em sabor,  além do Tiramisù da Bia, que compõe a opção de coquetel de sobremesa da carta. “Temos um drinque feito com base de bourbon, zabaglione de cachaça de coco, nibs de cacau, amaro e café espresso da casa, que tem uma diluição bem especial por ser um digestivo e também para suprir a função de completude do menu”, completa Mari.


A carta ainda conta com o frescor do Bergamota Spiritz, e com a técnica, elegância e sutileza do Amaro Tônica – também inspirados nos aromas e sabores da casa, que revelam a habilidade da mixologista em surpreender e trazer equilíbio em suas execuções. “Cada coquetel é uma expressão da riqueza dos ingredientes que utilizamos, por isso, espero que eles transportem os clientes para uma jornada sensorial especial. Não é uma carta cheia de criações extravagantes ou com guarnições super ousadas, e sim uma carta que vai valorizar a simplicidade dos elementos e uma execução muito dedicada e atenciosa”, conclui.


Além de Marcio, o Shihoma também tem dois sócios, que são a Bia Freitas, chef do restaurante, e o Joey Lin, chef de criação e produção da casa. O trabalho dedicado do trio de sócios tem ganhado destaque na gastronomia paulistana, pela empenho constante a um menu renovado, que prioriza a escolha de pequenos produtores como fornecedores e ingredientes frescos e de qualidade.

 

Carta de Coquetéis – Shihoma Pasta Fresca

 

Basil Smash (Cachaça Magnífica de Faria Ipê (RJ), xarope de manjericão, limão e folha de manjericão

Negroni (Roku Gin, Vermute infusionado com folha de figo, Campari e queijo Tulha)

Gold Rush (Bourbon Whisky Maker’s Mark, limão siciliano e mel MBee)

Bergamota Spiritz (Licor de Bergamota Single Finn, Roku Gin, limão, Cava e água com gás)

Amaro Tônica (Amaro, limão e água tônica)

Martini Pomodoro (Roku Gin, vermute dry, água de tomate fermentado e tomate San Marzano D.O.P)

Rabode Galo (Cachaça Magnífica de Faria Ipê (RJ), vermute dry, Amaro e cereja amarena)

Tiramisù da Bia (Bourbon Whisky Maker’s Mark, Amaro, café expresso Tocaya, licor de cacau e Zabaglione de coco com cachaça)

Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page