O preparo correto de refeições exige uma atenção especial e cuidadosa quanto a higienização dos alimentos e limpeza do local onde eles serão manipulados. Essa atenção quanto a segurança higiênico-sanitária previne os riscos de contaminação cruzada, a disseminação de bactérias e doenças, devendo ser realizadas tanto em ambientes domiciliares quanto em ambientes profissionais, como restaurantes.
Rafaela Canito, Gerente de Qualidade e Segurança do Trabalho da Serlares, aponta que essas precauções com a segurança dos alimentos e do ambiente podem parecer complexas, mas são, no entanto, simples de serem colocadas em prática.
“Além de zelar pelo cuidado com os alimentos, utensílios, e o ambiente de trabalho, é fundamental também que haja uma atenção especial para com a higiene pessoal”, complementa a profissional.
Geralmente, a contaminação física (cabelo ou outro corpo estranho na comida) e a biológica (bactérias e fungos) são as mais comuns nos ambientes de preparo dos alimentos. Para evitar o contágio, Rafaela instrui a realização de medidas de higiene que atuam como protocolo para a segurança sanitária.
“Mantenha as mãos higienizadas, unhas curtas e limpas; sempre higienize os alimentos com água potável; faça a manutenção periódica dos equipamentos de cozinha; evite tocar nos alimentos sem a devida proteção; use sempre utensílios limpos; conserve os alimentos sempre cobertos, para protegê-los da ação de insetos. Desse modo, você evita a contaminação por parasitas, principalmente”, aconselha, a Gerente de Qualidade e Segurança.
A profissional finaliza ainda ressaltando que a manipulação de alimentos e limpeza do ambiente de cozinha devem ser feitos de forma separada, nunca ao mesmo tempo. “O alimento pode ser contaminado pela espuma do detergente ou sabão. Por isso, esses passos devem ser feitos de maneiras distintas e em momentos diferentes”, pontua.
Sobre a Serlares
Com uma trajetória de 50 anos no mercado alimentício, a Serlares se consolidou como uma das maiores empresas de refeições coletivas do Nordeste. Produzindo cerca de 50 mil refeições diárias, a companhia está presente em três estados do Nordeste, sendo eles Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Só no território cearense, a Serlares está em 12 municípios – Fortaleza, Caucaia, Morada Nova, Quixeré, Limoeiro do Norte, Horizonte, Pacajus, Maracanaú, Pacatuba, Maranguape, Ubajara e Juazeiro do Norte. Ao todo, a empresa emprega mais de 640 colaboradores distribuídos em mais de 60 unidades. Atenta a rotina de cada empresa cliente, a Serlares possui diferentes soluções alimentares, dentre elas a ‘Completa’, 'Verde', 'Feliz' e ‘Clássica’.
Comments