De 7 a 11 de setembro, a segunda edição do Festival Gastronômico do Pontal de Maceió, comandado pelo chef francês Emmanuel Ruz, reunirá chefs que atuam na França, Tailândia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Fortaleza, e terá jantares nos hotéis Vila Selvagem e Jaguaríndia Village, em Fortim
O município de Fortim, no litoral cearense, será palco de um grande encontro culinário entre 7 e 11 de setembro. Trata-se do 2º Festival Gastronômico do Pontal de Maceió, que reunirá chefs brasileiros e internacionais, trazendo comida, música e aulas de culinária. O evento é comandando pelo chef francês Emmanuel Ruz, condecorado com uma estrela Michelin.
Entre os profissionais brasileiros convidados estão Elcio Nagano, chef do Soho Fortaleza, Flavio Xapuri Trombino, proprietário e chef do Xapuri, em Belo Horizonte, Joana Gallo, chef do restaurante Donna Jo, em Búzios, e Raphael Pires, chef e proprietário do Mia Restaurante, em Tiradentes. O festival trará chefs internacionais e estrelados, como Thierry Drapeau, chef francês com duas estrelas Michelin que lidera a cozinha do Signature Bangkok Restaurant, e o chef Jean-Baptiste Natali, do hotel-restaurante La Montagne, uma estrela Michelin, localizado em Colombey les deux Eglises, uma região famosa pelos champanhes. Fecham a lista o belga radicado no Brasil Hervé Witmeur, que assina a cozinha do Ello Restaurante, em Jericoacoara, e do La Cozinha, em Barra Grande, e o chef de pâtisserie francês Jacques Paulin.
Aberto ao público e com entrada gratuita, na praça principal do Pontal de Maceió, 16 barraquinhas oferecerão os diversos tipos de comida. E lá que também serão oferecidas quatro aulas de culinária com os chefs brasileiros. Também serão realizados sete jantares exclusivos comandados pelos chefs. Três deles ocorrerão nos hotéis Vila Selvagem e Jaguaríndia Village, e terão valores de R$ 290 por pessoa com direito a entrada, prato principal e sobremesa.
A abertura oficial e o primeiro jantar exclusivo será no hotel Vila Selvagem, em 8 de setembro, e será comandado pelos chefs Emmanuel Ruz e Thierry Drapeau. E o festival se encerra com jantar de gala, no dia 10 de setembro, no hotel Jaguaríndia Village, com menu comandado pelos chefs Flávio Xapuri e Thierry Drapeau, e a participação da patisserie Zeste, da chef Elisabeth Migeot. Para participar dos jantares é necessário reserva prévia. Para saber mais sobre os chefs e novidades do festival, basta acessar a página oficial no Instagram.
Commentaires