Ao entrar no Petite Surprise Bistrô, é difícil não se encantar com o ambiente acolhedor e a atmosfera parisiense que transborda elegância e simplicidade. Por trás dessa criação, está a chef Beatriz Montenegro, que trilhou um caminho nada convencional até se tornar uma referência na gastronomia francesa com um toque brasileiro.
Formada em Direito, Beatriz decidiu mudar de rumo e seguir sua verdadeira paixão: a gastronomia. Ela conta que sua relação com a culinária começou ainda na infância, mas foi durante a faculdade que essa paixão tomou forma, quando seus colegas começaram a encomendar seus doces caseiros. Foi o início de uma jornada que a levaria para a Le Cordon Bleu em Paris, uma das escolas de gastronomia mais prestigiadas do mundo, e posteriormente ao lançamento do seu próprio bistrô.
Confira a seguir a entrevista exclusiva concedida pela Chef Beatriz ao Gastronomia e Mídia, onde ela compartilha sua trajetória e os desafios de empreender no competitivo mundo da gastronomia.
Há quanto tempo você trabalha com gastronomia?
"Eu me formei em Direito em 2016, mas eu sempre gostei de culinária. Desde pequena eu tinha esse hobby, sabe? Na época da faculdade, eu comecei a fazer alguns cursos e os colegas sugeriram que eu vendesse o que eu produzia. Foi então que surgiu o Instagram do Petite Surprise. Tudo começou de forma bem embrionária, 100% como hobby."
E como foi a transição para uma carreira profissional?
"Foi em 2019, quando uma amiga me convidou para fazer uma viagem de formatura para a França. Ela sugeriu que eu aproveitasse para estudar gastronomia lá. Eu pesquisei, encontrei uma escola que me interessou e fui. Fiz o primeiro módulo do curso na Le Cordon Bleu e fiquei apaixonada. Mas como eu ainda estava na faculdade, só consegui fazer o curso básico nas férias. Quando eu voltei, durante a pandemia, comecei a trabalhar de forma mais profissional."
Como foi esse começo durante a pandemia?
"Eu comecei a vender ovos de Páscoa em 2020 e vendi mais de 400 só de dentro de casa. No início era só eu, mas logo o negócio cresceu. Eu comecei na cozinha da minha casa, passei para a sala, depois para o gabinete. Quando saí de casa, já tinha três funcionários trabalhando comigo."
Você voltou para a Le Cordon Bleu depois disso?
"Sim, voltei em 2022 para terminar o curso. Foi uma experiência totalmente diferente da primeira vez. Quando eu fui pela primeira vez, não sabia de nada, estava descobrindo tudo. Na segunda vez, eu já tinha mais conhecimento, mais experiência profissional. Quando terminei, eu senti que estava pronta para abrir o bistrô."
O que te inspirou na criação do Petite Surprise Bistrô?
"O conceito surgiu aos poucos. Eu queria um ambiente familiar, aconchegante, onde as pessoas se sentissem à vontade tanto para tomar um café quanto para almoçar ou jantar. Desde o início, eu sabia exatamente como queria que o espaço fosse. Quando encontrei o imóvel, que antes era uma igreja, eu visualizei tudo: a cozinha, o salão, o jardim."
A inspiração no estilo parisiense foi algo planejado?
"Nem tanto. As pessoas acham que o estilo do bistrô é puramente uma homenagem a Paris por causa de onde estudei, mas não foi assim. Eu deixei claro para o arquiteto que não queria um ambiente 'parisiense brega', com várias torres Eiffel por aí. Queria algo mais intimista, mais autêntico e acima de tudo, aconchegante."
O almoço no bistrô é uma novidade. De onde surgiu essa iniciativa?
"Sim, é uma novidade recente. Quando trabalhava em casa, só oferecia doces. Quando me mudei para o bistrô, comecei a desenvolver o cardápio de almoço. O menu atual é resultado de muito teste e aprendizado. Eu trouxe um chef de São Paulo, o Raphael Morgatto, que me ajudou a integrar a confeitaria na cozinha quente. Por exemplo, o salmão tem um toque de framboesa que remete à confeitaria."
Qual prato do novo cardápio de almoço você destacaria como a melhor representação do bistrô?
O Tornedor Wellington Desconstruído é um dos meus favoritos, e o Steak Tartare com batata rústica também é um clássico. Tentamos sempre equilibrar a tradição francesa com o toque brasileiro, mas sem perder a essência dos pratos."
E o que podemos esperar do Petite Surprise nos próximos meses?
"Estamos sempre procurando inovar. Em breve, vamos começar a produzir todos os legumes que usamos aqui no próprio jardim do bistrô. Temos também o projeto de um Chá da Tarde, que será algo mais intimista, só para quem fizer reserva. Além disso, estamos desenvolvendo um catálogo de Natal, com opções exclusivas e, claro, nossos panetones artesanais."
Saiba mais sobre o Petit Surprise Bistrô
O Petit Surprise Bistrô se destaca como um refúgio encantador em Fortaleza, trazendo o melhor da gastronomia francesa com um toque de brasilidade. Com um ambiente acolhedor, dividido entre um jardim charmoso e espaços internos aconchegantes, o bistrô oferece uma experiência completa que vai desde o café da manhã até jantares elegantes. Mais do que um restaurante, o Petit Surprise Bistrô reflete a visão da Chef Beatriz: um lugar onde a qualidade dos ingredientes, o carinho com os preparos e a conexão com os clientes são prioridade. É um pedaço da França em meio ao calor cearense, onde cada refeição é uma pequena surpresa.
Comentarios