Bar disputou o título com outros 19 concorrentes na capital e passa a buscar o título nacional na segunda etapa do concurso
O vencedor da 12ª edição do concurso Comida Di Buteco em Fortaleza foi anunciado na noite desta terça-feira (16). O Afonso Pescados foi eleito o melhor boteco da capital, após garantir as melhores notas dos jurados e a preferência do público numa série de quesitos. Dentre eles, o principal: o petisco criado especialmente para a competição. Com uma Moqueca de Arraia preparada com diferentes especiarias, o bar levou a melhor na disputa com os outros 19 concorrentes da edição. A partir disso, o campeão fortalezense passa a disputar a etapa nacional e concorrer também ao título de melhor boteco do Brasil com os 23 campeões dos outros circuitos do concurso, que aconteceu durante todo o mês de abril, em diversas regiões do País.
O segundo lugar da etapa local ficou com o Boteco di Garagem, que apresentou ao público o especial “Feijão Verde Cremoso Comida di Buteco”. Já o terceiro lugar foi conquistado pelo Sertão Xique Xique, com o prato “Pêia de Sabores”, um ensopado de ossobuco desfiado, marinado com especiarias e vinho tinto, finalizado com queijo parmesão e torradas para acompanhar. Neste ano, todos receberam a missão de criar pratos contendo obrigatoriamente ervas e/ou especiarias nas receitas. Além dos petiscos, o júri e o público avaliaram o atendimento, a higiene do local e a temperatura das bebidas servidas pelo local. O petisco compôs 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público equivaleu a 50% do peso total e os dos jurados 50%.
Em 2023, o Comida di Buteco consolidou-se ainda mais no calendário de eventos gastronômicos de Fortaleza, ocupando diversas regiões da capital, indo do Jóquei Clube ao bairro da Sabiaguaba. Nesta edição, 13 novos bares estrearam na disputa. O impacto do Comida di Buteco na movimentação dos bares participantes é o que aumenta, a cada ano, a procura para participar do concurso.
Para o campeão, Afonso Celso, proprietário do Afonso Pescados e estreante na competição, ganhar o concurso foi uma grande surpresa. “Estava confiante, mas não imaginava ganhar. Só tenho a agradecer ao Comida di Buteco. Só sabe o nível de grandiosidade do concurso quem participa. Nos 23 dias do circuito, tripliquei a venda do meu petisco e vendi 120 kg de arraia. Após o concurso, continuo recebendo pessoas procurando pelo prato e continuo vendendo”, comemora o empreendedor.
Os bares participantes não pagam para participar do concurso. Geralmente, os selecionadas para cada edição são indicados pelo próprio público de cada cidade no site do concurso. Equipes do Comida di Buteco também costumam fazer visitas aos estabelecimentos nas cidades participantes para avaliar se estão dentro do perfil do concurso e escolher os concorrentes.
O objetivo do Comida di Buteco é continuar celebrando a cozinha de raiz, valorizando os pequenos negócios e empreendedores da área da gastronomia, além de divulgar os bares participantes e estimular a releitura dos tradicionais “tira-gostos” e a criação de novas iguarias, mantendo viva a cultura e o mercado dos botecos.
Patrocinadores
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na transformação de vidas por meio da cozinha de raíz e na capacidade que os comércios familiares têm de impactar toda a cadeia produtiva do setor, ajudar a desenvolver circuitos turísticos e promover desenvolvimento socioeconômico. Em contrapartida, as marcas têm a oportunidade de realizar ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o boteco.
Eisenbahn
"São em eventos como este que podemos entrar em contato direto com o consumidor e levar a mensagem do DNA artesanal de Eisenbahn. É sempre uma felicidade essa parceria que transporta a marca e o nosso consumidor para esse ambiente tão especial da gastronomia democrática. Assim, podemos explorar mais sabores para harmonização com nossa Unfiltered, e também fortalecer a nossa embalagem de 600ml que é ideal para consumo em bares e botecos”, comenta Karina Pugliesi, gerente de marketing da Eisenbahn.
Chandon
Assim como a Chandon, o Comida di Buteco é genuinamente brasileiro. Faz parte da cultura gastronômica do país e reflete sua essência coletiva e plural. Em parceria com o Comida di Buteco, a Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus consumidores a explorarem um mundo de possibilidades em ambientes descontraídos e a provar porções deliciosas, harmonizadas com seus espumantes excepcionais. Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar os butecos, a Chandon presenteará os campeões estaduais com uma Magnum Chandon Brut, e o campeão nacional ganhará uma viagem para 2 pessoas, para viverem uma experiência única na vinícola Chandon localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Convidamos você para fazer parte da Comunidade Chandon e ter acesso as nossas novidades e benefícios exclusivos, se cadastre pelo link: www.chandon.com.br/newsletter.
Gordon’s
Usando os mesmos ingredientes que Alexander Gordon usou há mais de 250 anos, Gordon's criou o personagem clássico do gin para fazer o G&T perfeito com um sabor limpo e dominante de zimbro. É o gin mais vendido no mundo e em 2023 levará para o Comida di Buteco, seu sabor, para que todos os butequeiros possam experimentar “o gin dos gins”, premiado mundialmente. Em 12 circuitos do Comida di Buteco a marca estará presente com taças e materiais de merchandising, se aproximando do consumidor nesta ocasião.
McCain
McCain é patrocinadora do Comida di Buteco pelo nono ano consecutivo, apoiando essa iniciativa que valoriza e impulsiona o segmento de bares e botecos brasileiros, de grande importância para o mercado de batatas congeladas e aperitivos. McCain do Brasil Alimentos é uma divisão da McCain Foods Limited, uma empresa privada com sede no Canadá, a maior fabricante mundial de batata pré-frita congelada e líder mundial em aperitivos/snacks. Emprega cerca de 20 mil pessoas, operando mais de 55 fábricas em seis continentes e gera vendas anuais superiores a CDN$ 10,5 bilhões.
Zero-Cal
Zero-Cal, marca líder e Top Of Mind há 19 anos no mercado de adoçantes, renova sua parceria com o Comida Di Buteco, patrocinando a 23ª edição do evento. A união de Zero-Cal com o concurso teve início em 2017 e, neste ano, reforça a mensagem de que todos podem curtir o lado doce da vida sem abrir mão do sabor. O destaque neste ano será Zero–Cal Sucralose Líquido, que tem origem da cana-de-açúcar, além de ser doce e gostoso como deve ser. Drinks produzidos com Zero-Cal, como caipirinhas, e canecas personalizadas da marca estarão em botecos participantes, fortalecendo o compromisso de Zero-Cal em desfrutar os momentos de prazer ao entregar o melhor sabor doce sem residual amargo em outras ocasiões, além do café
Santander: Empreendedorismo e Gastronomia
Apoiar o empreendedorismo é parte fundamental do papel do Santander em ajudar pessoas e negócios a prosperarem. É por isso que o Banco apoia a gastronomia: porque sabe que ela vai muito além do fogão. Todo prato que o restaurante prepara traz na receita um toque de prosperidade. Não só para quem cozinha, mas para quem planta os ingredientes, para quem transporta, para quem vende. A gastronomia é uma cadeia de oportunidades, que o Santander apoia do início ao fim: não só patrocinando grandes eventos e programas de setor, mas também investindo em soluções para apoiar quem empreende, da lavoura até o prato na sua mesa. Por isso, o Santander patrocina o maior concurso gastronômico nacional: o Comida di Buteco, que transforma pequenos negócios em todo o País. Na edição de 2023, haverá 10% de desconto na compra do petisco pagando com cartão Santander.
Getnet
“Mais uma vez, a Getnet reforça seu apoio ao Comida di Buteco, uma iniciativa sem igual na história da gastronomia brasileira. Assim como o concurso, que já virou uma tradição no país, a Getnet mantém uma relação muito próxima com o setor, oferecendo tecnologia em soluções de pagamento para facilitar a gestão e contribuir para a prosperidade dos negócios. Onde houver um boteco, um bar ou um restaurante, seja ele do porte que for, a Getnet estará lá.”
Coca Cola(Solar) – nos circuitos de Manaus, Belém, Fortaleza, Recife e Salvador
Presente em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, a Solar Coca-Cola investe em uma forte estratégia de conexão regional, celebrando a pluralidade das culturas presentes em seu território. A companhia é uma das 15 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior do Sistema Coca-Cola no país, sendo a responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para aproximadamente 400 mil pontos de venda. Operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins, Solar Coca-Cola é destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, com mais de 15 mil colaboradores(as), 13 fábricas e um faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões.
Piraquê Comida di Buteco
Fundada em 1950, a marca carioca de biscoitos, massas e torradas possui fábricas equipadas com alta tecnologia, que atuam para garantir que os produtos cheguem fresquinhos aos pontos de venda. Piraquê acredita que o concurso Comida di Buteco tem um Quê de Originalidade na essência, portanto, tem um Quê de Piraquê! Por isso, pela terceira vez, a marca patrocina a ação, que amplia a visibilidade de todos os botecos participantes. Neste ano, o novo produto Piraquê, licenciado para o projeto, são os deliciosos salgadinhos Comida di Buteco em formato de “pastelzinho” de trigo, nos sabores filezinho, anéis de cebola e pepperoni, que trazem a crocância e os sabores típicos de petiscos de boteco para o público."
Sympla
Fundada em 2012, a Sympla é o maior ecossistema de experiências do Brasil, oferecendo eventos presenciais e conteúdos digitais dos mais variados temas para mais de 20 milhões de consumidores e mais de 200 mil produtores, em mais de 3.300 cidades do país.A tecnologia faz parte do DNA da Sympla, e a parceria com Comida di Buteco cumpre o seu propósito: conectar pessoas a experiências únicas por meio da tecnologia.A Sympla acredita que pode ajudar os butequeiros a terem uma experiência melhor com o Concurso, entregando uma solução gratuita no seu App: o mapa dos bares participantes. Além disso, a parceria com Comida di Buteco permite levar educação sobre tecnologia e eventos para quase mil bares em mais de 40 cidades, ajudando pequenos negócios a crescerem através de uma ferramenta de gestão de tickets simples, barata e acessível.
Comida di Buteco nas Redes Sociais:
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Twitter: @_comidadibuteco
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