A 12ª edição do Comida di Buteco em Fortaleza está chegando ao fim. O próximo domingo (30) marca o último dia do concurso. Será a última oportunidade para o público ajudar a eleger o bar campeão. Ao todo, 20 estabelecimentos, localizados em diversas regiões da cidade, concorrem ao título de melhor boteco da capital em 2023. O vencedor de Fortaleza irá disputar a segunda etapa do concurso, que acontece em julho e elegerá o melhor boteco do País.
Neste ano, com a missão de criar petiscos contendo obrigatoriamente ervas e/ou especiarias nas receitas, os bares apostaram na criatividade e na regionalidade para criar, apresentar e servir os pratos concorrentes. É o caso do “Bacurin Zangado”, petisco do Bar do Nem, boteco vencedor do concurso no ano passado. O prato, composto por bolinhos de aipim com carne de sol suína e molhos especiais, é servido em cestinhas de casca de coco adornadas com fuxicos, típicas peças artesanais nordestinas feitas com retalhos de tecidos.
Outro exemplo é o “Pêia de Sabores”, servido pelo Sertão Xique Xique: um ensopado de ossobuco desfiado, marinado com especiarias e vinho tinto e finalizado com queijo parmesão, pimenta biquinho, manjericão e torradas. O “Trio fantástico”, do Buteco 100 Petiscos Náutico, feito com tiras de carne com noz-moscada, tiras de filet suíno com lemon pepper e tiras de frango à chimi galetto também tem arrancado elogios do público. O Camarão na Crosta de Tapioca acompanhado de geleia de pimenta, do Samburá, também tem chamado a atenção dos clientes do estabelecimento. Por fim, o “Bolinho Carreteiro”, feito com bolinhos de arroz, carne seca, calabresa, bacon e queijo tem sido a grande atração do Varandão do Vila e também é um dos fortes concorrentes ao prêmio.
Todos os petiscos do concurso custam o valor fixo de R$ 30. Além dos pratos, os clientes também podem avaliar o atendimento, a higiene do local e a temperatura das bebidas. Cada cliente que provar o petisco concorrente recebe uma cédula de votação e deve dar sua avaliação no local. Cada critério é avaliado com notas de 0 a 10. Além da votação popular, os botecos também são avaliados por uma comissão de jurados. O voto do público vale 50% do peso total e o dos jurados 50%.
O objetivo do Comida di Buteco é continuar celebrando a cozinha de raiz, valorizando os pequenos negócios e empreendedores da área da gastronomia, além de divulgar os bares participantes – que não pagam nada para participar do concurso - e estimular a releitura dos tradicionais “tira-gostos” e a criação de novas iguarias, mantendo viva a cultura e o mercado dos botecos.
O Comida di Buteco é um concurso e não um festival, já que existe uma competição entre os participantes. No concurso, é escolhido o melhor boteco e não apenas o melhor petisco. Em maio, deverá ser anunciado o campeão desta edição e melhor boteco da cidade de 2023, numa cerimônia de premiação que acontecerá no Hotel Sonata de Iracema.
Confira abaixo a lista completa dos bares participantes:
Arriégua Bar e Petiscaria - Rua Doutor Manuel Teófilo, 805 - Itaperi
Bar do Nem - Rua General Clarindo de Queiroz, 1745 - Loja 230 - Centro (Campeão do Comida di Buteco Fortaleza 2022)
Bar do Rafa - Avenida Senador Fernandes Távora, 325 - Henrique Jorge
Bar O Camocim - Rua Padre Mororó, 1012 - Centro
Boteco Di Garagem - Rua Bento Gonçalves, 703 - Loja 07 - Novo Mondubim
Buteco 100 Petiscos Náutico - Avenida da Abolição, 2727 - Meireles
Buteco Afonso Pescados - Alameda das Begônias, 202 - Cidade 2000
Buteco do Baiano - Rua Oito de Setembro, 1444 - Varjota
Churraskim do Markim - Rua Capitão Melo, 3914, Altos - Joaquim Távora
Deixe Comigo Bar - Rua Castro Alves, 520 - Joaquim Távora
Espetim da Esquina - Rua Padre Guerra, 2333 - Parquelândia
G Petiscos - Rua Sousa Girão, 133 - José Bonifácio
Long Beer - Rua Bélgica, 1050 - Maraponga
Mormaço Bar - Rua Isac Meyer, 345 - Aldeota
Premium Petiscaria - Avenida Monsenhor Tabosa, 1039 - Meireles
Republic Bar e Bistrô - Rua Waldery Uchôa, 188 - Benfica
Samburá - Rua Sabiaguaba, 430, Quiosque C1 - Sabiaguaba
Sertão Xique Xique - Rua Doutor Manuel Teófilo, 805, Galpão E - Itaperi
Toca do Peba - Rua Professor Costa Mendes, 266 - Bom Futuro
Varandão da Vila - Rua Abel Ribeiro, 346 - Parangaba
Patrocinadores
O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na transformação de vidas por meio da cozinha de raíz e na capacidade que os comércios familiares têm de impactar toda a cadeia produtiva do setor, ajudar a desenvolver circuitos turísticos e promover desenvolvimento socioeconômico. Em contrapartida, as marcas têm a oportunidade de realizar ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros: o boteco.
Comments