top of page
gastronomiaemidia

5 opções para uma boa harmonização de vinho com comida


Harmonizar vinho com comida é uma prática que deixa a refeição ainda mais prazerosa. Encontrar o vinho certo para o prato servido pode parecer algo complicado, mas seguindo algumas dicas de harmonização, você verá que é possível até harmonizar vinho com pratos do dia a dia. Convidamos o sommelier Marco Ferrari para compartilhar seu conhecimento e dicas com harmonização.


Carne vermelha harmoniza com vinho tinto encorpado. Se temos uma carne rosada ou branca, o ideal é um tinto leve ou, no limite, vinho branco de boa estrutura. Se a carne for mais gordurosa, como costela ou picanha, ou tiver sido preparada com muita gordura, manteiga, por exemplo, podemos optar por um tinto de boa acidez.


Peixe e frutos do mar contém iodo e fósforo, dois minerais que, em contato com o tanino dos tintos mais encorpados, ativam o amargor e deixam a boca com um gosto levemente metálico. Por isso, escolha vinhos brancos para harmonizar, espumantes, rosés e, eventualmente, com os peixes mais estruturados como salmão e atum, escolham um vinho tinto leve e frutado, para combinar melhor.


Como toda massa, a pizza é neutra, a harmonização vai levar em conta o recheio, portanto temos um leque muito amplo de possibilidades. Vinhos tintos leves e frutados harmonizam com pizzas que tenham carne, salame, presunto de parma. Vinhos brancos com sapidez e mineralidade moderada harmonizam com pizza que tenham anchovas, azeitonas e alimentos salgados.


Geralmente os queijos leves e brancos, harmonizam melhor com vinho branco, já os tintos ficam bem com queijos como Gouda, Gruyere, Emmental e outros de pasta dura. Os frios nobres, como queijo Parmigiano Reggiano e os presuntos de Parma, San Daniele e Pata Negra podem ser acompanhados por vinhos tintos de guarda como Rioja Reserva, Barbaresco, Bourgogne e Amarone.


No caso de sobremesas, se for doce, o vinho deve ser mais doce ainda, contudo, temos limites. Por exemplo, se tiver chocolate, prefira vinhos fortificados, como vinho do Porto, em sobremesas à base de massa, como bolos e frutas, tipo panetones e outros parecidos, não duvide, o espumante Moscatel da Serra Gaúcha vai cair muito bem.


Comments


Post: Blog2 Post
bottom of page